A Revista Ensina Biotec é uma publicação eletrônica de periodicidade anual e política de acesso livre, com fluxo contínuo para a submissão de trabalhos. Idealizada pelos Programas de Pós-graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) e em Ensino de Ciências (MPEC) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a revista é destinada à divulgação científica e tem como objetivo ampliar o acesso da sociedade à ciência produzida em nosso país e no mundo, no campo multidisciplinar da Biotecnologia, envolvendo a Química, Física e Biologia.
Visando aproximar os leitores das pesquisas científicas e das atividades de extensão desenvolvidas nas instituições brasileiras de ensino e pesquisa, a Revista Ensina Biotec tem como missão divulgar trabalhos acadêmicos originais em Biotecnologia, por meio de notícias científicas, bem como divulgar atividades realizadas por docentes e estudantes que tenham o propósito de aprimorar o Ensino de Ciências. Dessa maneira, o periódico busca apresentar para a sociedade, em diálogo interdisciplinar e com linguagem acessível, os avanços científicos e tecnológicos e como a comunidade acadêmica contribui para o alcance desses resultados.
Diante disso, a Revista Ensina Biotec segue o objetivo de divulgar notícias científicas, que devem ser elaboradas a partir de artigos científicos inéditos, além de relatos de experiência estruturados para a divulgação de ações de extensão desenvolvidas nas instituições de ensino brasileiras, resultantes de pesquisas e atividades que contribuam para o conhecimento na área do Ensino de Ciências e da Biotecnologia, tais como: Meio ambiente e Sustentabilidade; Educação e Tecnologia; Nanobiotecnologia; Saúde; Educação Formal e Não-formal; Formação de Professores; Divulgação Científica, dentre outras temáticas.
O público-alvo da Revista Ensina Biotec é constituído de docentes da rede básica e superior de ensino, estudantes e pesquisadores, além de todas e todos aqueles que se interessam por Ciência, Biotecnologia e Educação.
A Revista Ensina Biotec não possui fins lucrativos, e, portanto, as submissões de trabalhos são gratuitas.